Manifesto contra a burrice

Adquira aqui pela Amazon, para Kindle.

Ou leia uma parte do livro.


Dedicatória

Este livro está dedicado a todos aqueles que me instigam à inteligência. A todos que me impedem de ficar na burrice.

São meus mestres, todos. Ensinam-me a refletir, a revisar, a aprender, a perguntar. Fazem-me provar, experimentar, testar, verificar. Incomodam-me. Que bom.

Grato a eles todos, sigo minha humilde luta contra a burrice.


A burrice assola a população do planeta com suas garras invisíveis (ou visíveis?). Temos de lutar, valorosos, contra este monstro. E como fazer isso?

A primeira coisa a fazer é reconhecer o inimigo. E a verdade é que ele se apresenta em qualquer um de nós, pois burros somos todos, às vezes. O que é inaceitável é a submissão. Ou seja, não podemos, seres humanos, aceitar a derrota. Nosso destino é a vitória sobre a besta, talvez a real besta do apocalipse. Só podemos aceitar um único caminho: vencer a burrice.

Outra coisa muito importante: saber qual é o seu contrário. E, por favor! Não é a esperteza, a malandragem. É a inteligência, nobre de valores, repleta de sagacidade espiritual, plena de bondade e amor e amizade e solidariedade. O contrário do burro é o inteligente. E o inteligente é justo, é belo, é bom.

Não é fácil vencer a burrice. Mas é possível. Conheci gente na vida que me inspira a todo momento para seguir na guerra interior contra este mal (seria este o verdadeiro mal do século? deste século?). Os grandes sábios da humanidade, os gênios da renascença, os humanistas, os idealistas, os filósofos, os grandes líderes, todos servem de modelo para renovarmos sempre a nossa esperança em direção à inteligência.

A burrice não faz história. Antes, a detém.

Não sejamos estúpidos! Podemos derrotar a burrice.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s