Ingenuidade ou inocência?

Ingênuo é filho da ignorância. Inocente é progênie da inculpabilidade. Quem quer ser ingênuo? Quem pode ser inocente?

Atravessando a selva corporativa – ou o que restou dela, já que o mundo dos negócios de hoje está em mutação – vejo comportamentos (meus, inclusive) que descrevem a generalidade da conduta humana. Chegou o século XXI, mas não somos tão diferentes assim.

Nem tecnologia nem riquezas podem mudar o ser humano. Em essência, o que nos pode transformar é o mesmo que podia tornar melhor o antigo grego contemporâneo de Sócrates, o antigo chinês da época de Confúcio e o antigo indiano dos tempos de Sidarta.

A busca de nossa melhor versão como pessoa e a procura por uma forma justa de conduzir as sociedades são legítimas. Pureza é a sua mãe. Vontade, quem sabe, é o seu pai. Toda tentativa de qualificar a existência humana faz brilhar os meus olhos. Quando dá certo, é consequência de alguma sabedoria. Quando dá errado, é fruto de alguma (ou muita) ignorância.

Anyway, observo os esforços dos meus contemporâneos como um infantil desvio das coisas essenciais. Muita energia dedicada às ferramentas. Pouca ou quase nenhuma dedicada aos usuários. Resultado: hoje ninguém aguenta falar com um robô, mas tampouco aguenta falar com um atendente. Ao fracassar a automação fracassou também a humanização. Vai levar tempo para resgatar o que se perdeu…

Mas em tempos de inovação tudo segue buscando o novo. Novidades à vista? Todos correm a abraçar. Não seria o caso de liderar uma mudança que, ao invés de correr inadvertidamente para a frente, ajude as pessoas a correrem para dentro?

—-

Acreditar que as coisas externas ao indivíduo possam melhorá-lo é ingenuidade. E dessa acusação, hoje em dia, poucos seriam os inocentados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s