As padarias de São Paulo

Começar o dia numa padaria paulistana é encontrar-se, de cara, com o gênio da cidade. São Paulo é intensa o tempo todo. Não para. Se move e faz mover.

Esses lugares vendem de tudo. Há opções de almoço e jantar. Pode-se comer carne e peixe. Tem sopas e caldos. Sorvetes. Sucos de frutas misturadas. Vinho e cervejas artesanais. Omeletes e sanduíches de diversos sabores. Pizza, claro. A “padoca” paulistana é um multi-restaurante.

As “médias” e capuccinos conversam silenciosamente. Todos diferentes, sendo bebidos numa sincera união. Em meio aos sons de pratos e pedidos, de máquinas de café expresso e liquidificadores, surge uma modesta sinfonia cujo tema também fala, claro, de trabalho, de business. Mas não só isso. A música da padaria inspira a vida cotidiana toda, na sua mais completa expressão.

Ver um jovem executivo ambicioso compartilhando um balcão com uma senhora pacata e resignada é um retrato de concórdia. Pois há concordância naqueles dois que vivem a cidade às suas maneiras particulares, mas numa comunhão evidente que se dá todos os dias: estamos juntos e em movimento, trabalhando, vivendo a vida. A tão pitoresca cena me cativou e impregnou minha percepção da capital econômica do Brasil.

Nesta cidade as decisões são rápidas nas mesas de negociação. As ideias são recebidas com otimismo (às vezes exagerado). Não há perdas de tempo e há receios de perdas de oportunidade. Todos ali querem realização.

Suas padarias nos fazem esquecer do trânsito. O trânsito é chato. Mas as mesas atendidas por garçons e garçonetes sempre sorridentes e ágeis tornam a coisa toda muito divertida. É legal viver assim.

E algumas são 24h. Como a cidade. Que não para. E incita a não parar.

—-

As padarias de São Paulo não vendem pão? Sim, vendem. Mas eu nunca comprei.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s