Strategy is dead. Long live to strategy!

Como diziam os antigos ao reconhecer a sucessão de um monarca. A estratégia, definitivamente, não está morta. Ela renasce, plena e bela. E todo líder do mundo empresarial precisa ovacionar sua rainha…

A monarquia da gestão dos negócios tem regência feminina. Se o rei é o empreendedorismo (ousadia e ação), a rainha é a inteligência que permite entender o contexto e escolher os caminhos.

As aceleradas mudanças, estimuladas especialmente pela tecnologia e as novas gerações, não negam a disciplina estratégica. Só que o velho método do planejamento anual, rito oco e inútil, não serve mais à realeza. Seus súditos devem se renovar, tanto quanto ela morre e renasce.

Se considerarmos o avanço do paradigma militar da estratégia (destruir o inimigo) para o paradigma econômico-mercadológico (vencer a competição) e, logo, para a visão matemática da teoria dos jogos (otimizar benefícios), podemos inferir os ciclos e renascimentos dessa particular inteligência. São três revoluções Kuhnianas pelas quais passou até os nossos dias.

Nenhum destes três paradigmas se exauriu. Em verdade, aliás, sempre houve guerras, sempre houve competição, sempre houve alguma forma de ciência. Contudo, é fácil notar que nossa civilização anseia por uma disrupção também no pensamento estratégico, o que nos levaria a uma quarta era, numa busca pelo estrategista do futuro: aquele capaz de harmonizar forças contrárias sem deixar um rastro de destruídos, de perdedores ou de modestos satisfeitos. Poderá o estrategista do futuro realizar a vitória total?

O tempo dirá. Mas o que é certo é que hoje trabalhamos com novas ideias, novos conceitos, novos métodos. Tenho denominado isso de Strategy Design (sim, apelamos ao inglês). Nos próximos posts explicarei como funciona.

—-

A estratégia não deixará a regência tão cedo. “La reine est morte, vive la reine“.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s