Transforma-te a ti mesmo

O título oferece uma redundância intencional. É como no délfico conselho de se conhecer a si mesmo: assume-se o risco de pleonasmo para indicar algo mais contundente. Vejamos.

Se a transformação invoca a possibilidade que todos temos de mudar, e de mudar para melhor, então a vida poderia ser até descrita em termos de transformações. Que tal? Sob este enfoque, nossa caminhada pode ser medida ou qualificada de acordo à quantidade, qualidade e intensidade da mudança.

Quantidade. Se temos mudado pouco, pode ser sinal de estagnação. Também é possível que não seja, afinal, há outros fatores em jogo. Mas, convenhamos, vale à pena refletir se acontece a inércia ou não.

Qualidade. Obviamente a mudança tem de ser uma melhoria. Hábitos novos têm de ser hábitos melhores, não piores. Cuidar com o direcionamento da coisa é fundamental.

Intensidade. Há mudanças mais profundas e outras mais superficiais. Normalmente as profundas são mais bem lembradas. Mesmo que haja dor durante o processo. O que importa é o avanço posterior.

Multiplique estes três fatores numa matemática forçada para dar objetividade ao assunto – ou simplesmente para agradar à mente mais calculista – e poderá avaliar o quanto tem se desenvolvido na sua vida. Não é difícil.

Pegue o ano que passou, for instance. Veja se nestes últimos 12 meses houve muitas ou poucas, boas ou ruins, intensas ou superficiais mudanças e terá um panorama geral sobre o proveito do tempo (neste caso, do ano que passou). Daí é questão de planejar-se e, sobretudo, determinar-se a fazer em 2019 o que considera valoroso para o seu crescimento.

—-

Transforma-te a ti mesmo! Seja feliz, realizado, virtuoso, amável, corajoso e bondoso. E seja mais. Um pouco mais. Ou muito mais. Mas seja.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s