Descobrindo a Gestão da Transformação

Como escrevi no último post (um pouco longo, eu sei), estamos dando nascimento a uma nova disciplina, a Gestão da Transformação. Vou agora descrever, nos próximos textos, seus atributos e nuances.

Descobrir significa retirar uma coberta, um véu. Assim, vamos descobrindo o lençol que se estende sobre as organizações que têm maior poder de adaptação a essas mudanças que ostentam o terror do gestor no século XXI.

À primeira olhada por debaixo do pano, observo que as empresas que se reinventam têm uma dupla capacidade: simultaneamente modificam sua estrutura de uma maneira implacável, sem apegos, como também fortalecem e consolidam a sua essência com total convicção, sem hesitar. São implacáveis na redefinição de processos, tecnologias, modos de trabalho; são igualmente convictas dos seus valores, do seu DNA, do seu propósito. Interessante ambiguidade…

Numa segunda mirada noto a ênfase declarada no humano: são as pessoas o principal ativo. Antes de colocarem o cliente no topo do altar, o culto está agora reservado aos colaboradores. O principal cliente é o empregado. Daí os novos termos, como o employee experience, aparecendo no jargão dos gestores.

E numa terceira olhadela, por hoje, percebo que há aspectos sobrevalorizados por quem tenta entender o futuro da gestão, bem como outros sub-aproveitados pelos profissionais que se dedicam ao tema. Por exemplo, há coisas que não mudaram tanto. Contudo, há outras que nunca haviam funcionado mesmo. Trata-se, portanto, de recolhermos um outro atributo importante para gerir a transformação: a veracidade. Sem uma visão clara das coisas e sem uma honestidade no trato, não se pode evoluir nada.

—-

Sigamos como um voyer observando as qualidades dessa nova disciplina. E que 2019 seja uma oportunidade de descoberta para todos nós.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s