O Humano no Ser

Ser ou não ser, eis a questão.

Não. Humano ou não humano, essa é a questão hoje em dia.

Cansados de comparar o homem com o macaco, hoje se o faz com o robô. Ora, quando tornaremos a compararmo-nos com nós mesmos?

Os antropólogos separam o processo evolutivo em dois aspectos: hominização e humanização. O primeiro trata das questões morfológicas, anatômicas, materiais. O segundo se refere à cultura e à consciência. 

Dizem que a hominização se caracteriza, entre outras coisas, por chegarmos a ser bípedes, pela uso livre das mãos com o polegar opositor, com o crescimento do encéfalo e as modificações do rosto, mais apto à comunicação.

Sobre a humanização, ainda mais complexa, os atributos vão desde a linguagem, a reflexão, a capacidade de fabricar ferramentas e construir casas, organizar a vida em sociedade, cultuar o mistério (religiosidade), a criatividade e a imaginação. 

O ser humano é um mistério. Se nos dignarmos a investigar e conhecer este mistério veremos que precisamos de sonhos, de ideais e de aventuras. Sentimo-nos vivos pelo entusiasmo, por uma causa maior, pela ânsia de saber e crescer.

Ao invés do macaco ou do robô, melhor então tomar como paradigma o herói, meio homem meio deus. Então veremos, junto com Platão, a maravilha do Bom, do Belo e do Justo; com Confúcio, a importância da benevolência (Ren) e de um caminho virtuoso; com o Buda como desenvolver a consciência e superar a dor; veremos com o Cristo que devemos amar, sem reservas.

O Humano no Ser é a vontade, o amor e a inteligência. 

—-

E, quem sabe, no final das contas nem sequer reste uma pergunta (humano ou não humano?), mas uma afirmação. Categórica, contundente, assertiva, convicta:

Humanos, muito humanos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s