Revolução

O futuro da gestão depende do mindset assim como as revoluções científicas dependem do paradigma. Thomas Kuhn, autor de “A Estrutura das Revoluções Científicas” não escreveu sobre management, mas bem que poderia tê-lo feito.

Kuhn fala sobre a capacidade de resposta dos cientistas às crises e sugere a tensão apego-desprendimento que todo líder se depara no seu dia a dia. À frente das organizações, estamos sempre recebendo o vento forte das mudanças e somos (ou devemos ser) os primeiros a perceber sua mensagem. Entender! E entender rápido o que está acontecendo.

“Guiados por um novo paradigma os cientistas adotam novos instrumentos e orientam seu olhar em novas direções”. O autor que não fala sobre gestão apresenta-nos o melhor insight possível:  Escolher! Precisamos escolher novas e melhores práticas.

Saindo, enfim, do acomodamento do velho modo de pensar, temos de aplicar com coragem e gerar experiências com mais significado. E ao invés de esquecer que são as pessoas que compõem o tecido organizacional, lancemo-nos a trabalhar com elas e para elas. Coordenar! Afinal, continuamos sendo quem somos, a gestão não perderá sua essência.

Entender o que está acontecendo – e rápido. Escolher novas e melhores práticas – a aplicá-las. Coordenar o trabalho com as pessoas – e desenvolvê-las. 

No final do livro, Kuhn reflete sobre a semântica. A ciência tornara-se o campo de conhecimento acumulado e com visível progresso. Através dos ciclos históricos, notadamente percebe-se seu avanço. Na Renascença, entretanto, não se estabelecia uma clivagem – palavra do autor – muito grande entre arte e ciência. Pois quem sabe a arte seja justamente a parte perdida da nossa metáfora?

—-

Gestão é ciência, é arte e é, sobretudo, prática. Definição de Mintzberg, um dos que foi capaz de questionar o velho pensamento.

Há autores que sempre estiveram no limiar (on the edge) do futuro. É que o futuro não é algo novo, é eterno. Ele está sempre vindo em nossa direção…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s