Estratégia e estrutura

Adágio da gestão, isso de que a “estrutura segue a estratégia” é pura verdade. Aliás, preocupa-me sempre o cliente que se dedica a ostentar sua estrutura enquanto que não consegue me explicar sua estratégia. Os sócios falam-me do que têm, mas não me dizem o que são, para onde estão indo, como pretendem ir – muito menos o porquê do caminho.

Só que em serviços profissionais – advocacia, arquitetura, engenharia, tecnologia, design, comunicação – a coisa é ainda mais complexa. Dado que “estrutura” não tem muito a ver com equipamentos e máquinas (não importam muito os ativos físicos), como pensar a estruturação do escritório?

Há diversas metáforas interessantes para a estrutura organizacional. Como no clássico livro Imagens da Organização, de Gareth Morgan, a empresa pode ser vista como algo mecânico, orgânico, cultural, político. A organização pode ser pensada como uma máquina, como um ser vivo, como uma pequena sociedade, como jogos de poder… Seja qual for a analogia que você prefira, certo é que a orientação estratégica vai abalar o corpo do negócio. Estratégia é espírito, estrutura é corpo.

Em escritórios de serviços profissionais – intensivos em conhecimento – o corpo é mais rarefeito. Os principais ativos são intangíveis. O que importa são as pessoas, as ideias e como transformar conhecimento em valor para o cliente. O resto é adereço.

A estratégia define uma estrutura menos material. Mas define. Logo, ainda assim, é preciso pensar o organograma e os processos de trabalho. Minha dica sempre é tomar como referencial a identidade do negócio e apoiar todo o plano de estruturação no desenvolvimento de profissionais que possam compreender e representar essa identidade. Na verdade não é nada fácil. A experiência mostra que encontrar os talentos certos para compor o time enquanto o negócio cresce é bem desafiador. A tendência é perder coesão.

Recrutar, selecionar, integrar, treinar, desenvolver, são fundamentos para uma boa estrutura de pessoal. E em serviços profissionais o pessoal é a estrutura.

—-

A estrutura segue a estratégia. E a estratégia implica em definir a equipe que precisamos para crescer.

Nosso negócio é inseparável das pessoas.  Sua estrutura, pois, mais do orgânica, é humana.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s