O dilema de Aquiles

Todo mundo morre. Ninguém pode escolher se vai ou não morrer. Podemos, contudo, escolher como vamos viver.

O tempo é como tecem as Moiras – a medida da vida. O que você faz com o tempo que tem?

No trabalho, na universidade, em casa, na rua, com os amigos, o tempo escapa a todo instante. Ou não. Se nos apropriamos do seu mistério ele fica apreendido na consciência. Qual o mistério do tempo?

O espaço é a dimensão em que se pode transitar sem vetor fixo. Posso ir e vir, andar de um lado a outro; pular, agachar; buscar o horizonte distante e o canto quieto da sala.

A relação do espaço com o tempo dá o movimento (não havia tempo antes do início do universo, porquanto não havia movimento ainda). O tempo tem vetor fixo, sempre para frente, sempre para o futuro.

Correr e diminuir a velocidade, acelerar ou acalmar o passo, servem de modo de investigação. Conhecer o tempo requer exploração. Dentro e fora, não só no espaço físico. Usando a memória e a imaginação, contrariamos ou expandimos sua natureza vetorial. Quem sabe a real velocidade, quem outorga, seja a consciência?

O mistério do tempo é a oportunidade. Quem desvenda-o (tempo) pode apoderar-se dela (oportunidade). Fazer, então, da vida, um vasto campo de cultivo, depende somente da qualidade instantânea de cada momento. E isso não é dado pelas circunstâncias, mas pela atitude interior de quem a vive. Você está atento? De verdade? Diante dos dilemas da vida, é bom não perder a oportunidade de fazer a escolha certa.

—-

Perguntaram a Aquiles se queria uma vida longa, monótona, ou uma vida curta, repleta de glórias. O herói da Ilíada não hesitou em eleger a segunda opção. Pobres daqueles que não descobrem o mistério do tempo…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s