Sinal de crescimento

Costumamos dizer para nossos clientes de consultoria: se os problemas mudam, é sinal que o negócio está crescendo; se os problemas são sempre os mesmos, há que se avaliar por quê. E é assim na vida. Quem não gosta de contar uma novidade para os amigos?

A pessoa que se vê estagnada fica psicologicamente envolvida por imagens recorrentes, repetitivas, insistentes. Surge um “mais do mesmo” incômodo, lembrando cansativamente das velhas coisas. Cheira a mofo. É chato e drena energia. Os profissionais perdem a motivação e ninguém aguenta aprofundar as conversas.

Toda inércia suprime criatividade. Queremos andar e, caminhando, somos exigidos pela natureza dos acontecimentos a pensar diferente, experimentar rotas alternativas, testar comportamentos inéditos, aplicar conhecimentos adquiridos. Todo negócio intensivo em conhecimento se alimenta disso. Advogados, engenheiros, arquitetos, consultores, todos queremos aprender e expressar a própria inteligência.

Claro que não basta se mover. Quem quer andar para trás? Não se trata de formalizar movimento sem produzir resultados. Não se trata de aceitar problemas que desviam a atenção do essencial.

Averiguar se os novos problemas ratificam o crescimento, contudo, não é difícil. O estado de ânimo das pessoas ao se responsabilizarem pelas atividades entrega toda a verdade. Quando vemos sócios e demais gestores em torno de uma mesa dialogando com intensidade e perspicácia, já sabemos que estão indo bem. É a “cor” da conversa que indica seu verdadeiro conteúdo, não a sua forma.

Não há melhor constatação para nossa equipe, na GrandiGaray, que ver nossos clientes falando de novos assuntos. E creio que isso seja assim com qualquer um, em qualquer dimensão da vida. Se nos sentimos vitalizados pelos desafios, mobilizados pela situação, seguimos marchando montanha acima recebendo mais luz no rosto e mais calor no coração. Suar, enfim, normalmente faz bem.

—-

Você tem novos problemas? Que bom, sinal de que o seu negócio está crescendo. E se alguém duvidar, talvez esteja carente de problemas…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s