Paris à francesa

Passear por Paris sem falar nada de francês já é legal, mas melhor ainda quando conseguimos “arranhar” (bem gutural) o idioma dos parisienses. Outra vez na cidade, pude exercitar algo mais além do bon jour e do combien ça coûte.

A primeira dica é trocar o hotel pelo Air BnB. Ficamos nos sentindo mais moradores do que turistas e implica ainda em ter de fazer compras nos mercados e falar com os vizinhos.

A Paris à maneira americana, falando espanhol ou inglês, é diferente da Paris à francesa. Sendo a primeira para os turistas que vem visitá-la – indo do Louvre ao Guimet, atravessando as hordas de asiáticos fotografando tudo – a segunda é para quem quer se sentir parte de uma história que vem de antes de Júlio César.

Prévia à Lutécia romana, a Île-de-France é um nexo da história mundial. Celtas e gauleses, Luizes e Napoleões, tudo se conecta pelo tempo neste lugar. São pérolas, claras ou escuras, que se prendem no fio da história para ostentar nas ruas medievais do Quartier Latin ou nos boulevares de Haussman, o perfume local. E não se trata de Chanel ou Dior. Trata-se de cheiro de pedra, aquela que, retirada do subsolo da cidade, construiu a Pont Neuf, os prédios novecentistas e tudo mais…

E o som da Paris à francesa, claro, é outro. Soa às águas do Sena, sim. Mas soa também aos passos dos moradores de Montmatre caminhando do e para o trabalho. Soa ao típico idioma do “biquinho” conversado entre os que fumam um cigarro nos bares.

O paladar? Este não muda. O vinho francês é sempre bom. Os queijos, deliciosos. Os frutos do mar, diversos. Gastronomia quase imbatível.

Que ensina uma experiência internacional? Depende. Se o olhar é muito externo, propicia cenas cinematográficas. Se o olhar, contudo, é mais interno, vai abrir espaço para outras imagens, mais pitorescas e simples. A tela muda. Então, é como se nós fôssemos parte do filme.

—-

E agora, vou sair à francesa. Au revoir!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s