Jazz e inspiração

“…eu sei que há forças ruins que trazem sofrimento às pessoas e miséria para o mundo; mas eu quero ser a força oposta, aquela que é realmente para o bem”. John Coltrane dizia que a sua música era a expressão espiritual do seu ser. Sua ambição era compor músicas que pudessem curar doenças, despertar significado na vida, ensinar a amar.

Depois de superar as drogas e o alcoolismo, com apoio da primeira esposa, Naima, Coltrane seguiu seu desenvolvimento técnico tornando-se o maior saxofonista de sua época. Ademais, aprofundou-se em uma investigação filosófica. Estudou Platão e Aristoteles, o Zen Budismo e o Hinduísmo, pesquisou kabalah e astrologia, leu o Bhagavad Gita e o Corão.

Sua segunda esposa, Alice, com quem teve três filhos, foi também sua companheira de trabalho. Juntos foram ao Japão e visitaram Nagasaki. Foram ao local da bomba. Rezaram. E à noite, fizeram da música a linguagem suficiente para todos os povos diferentes. Os japoneses (e o mundo) agradeceram.

Não sei se você que agora lê este texto também gosta de jazz, como eu. Não importa o gênero da música preferido, na realidade. O que vale é obter alguma inspiração para dedicar-se ao bem, encontrar sentido na vida, ajudar as pessoas, de alguma maneira.

Não sei tocar sax, mas tento fazer da minha profissão uma arte. Ajudar os clientes a melhorarem sua condição é a música que gosto de tocar. E seja qual for a sua profissão, dê o seu melhor, seja o virtuose do seu instrumento! O mundo agradece.

—-

Para quem quer se iniciar no Jazz: procure no youtube coletâneas com as melhores músicas de John Coltrane. Quem sabe em alguma noite dessas, tomando um vinho, fumando um charuto, eu e minha cadela Husky estejamos juntos com você ao som das notas do trompete e do saxofone…

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s