Dom Pedro II era o cara

Dom Pedro II era fluente em 17 línguas. Foi quem primeiro traduziu do árabe para o português (As Mil e uma Noites). Lia hieróglifos, grego e hebraico. Aprendeu o Tupi-Guarani para comunicar-se com o seu povo mais diretamente.

Amigo de Graham Bell, Thomas Edison, Richard Wagner, Victor Hugo, entre outros grandes nomes das artes e das ciências, o então imperador brasileiro viajou por diversos países deixando sempre um rastro de admiração e respeito. O Brasil era, à sua época, uma nação de vanguarda, com crescimento econômico equivalente ao da China no início dos anos 2000 e com uma moeda equiparada à Libra Esterlina e ao Dólar.

Nos seus anos de governo, houve expansão das ferrovias, crescimento significativo da indústria e das exportações. A inflação era próxima de 1% ao ano e a renda per capita crescia anualmente.

Respeitava o erário público a ponto de rejeitar o aumento de sua renda por duas vezes! Sua popularidade/aprovação era de cerca de 90% da população. Embora não pudesse decretar o fim da escravidão, teceu esforços para desmontar o sistema aos poucos, chegando à Lei Áurea em 1888.

Membro da Royal Society e da Academia de Ciências da Rússia, foi patrono eclético da cultura. Estudava de tudo: antropologia, geografia, história, direito, medicina, filosofia, música, poesia… Disse que se não fosse imperador, queria ter sido professor. E de fato ensinava. Dizem que lhe agradava muito transmitir tudo que aprendia.

Deu prioridade à educação. Criou institutos, escolas, bibliotecas e livrarias. “Não conheço tarefa mais nobre do que direcionar as jovens mentes e preparar os homens de amanhã”, afirmou.

Pena que, por forças ligadas à Igreja, ao exército e aos grandes latifundiários, perdemos um dos maiores líderes da história. Hoje, comparando com as caricatas figuras que sobem e descem o planalto, podemos chorar as lágrimas que foram derramadas em Paris em 1891, à sua morte.

—-

Victor Hugo disse-lhe: “Senhor, és um grande cidadão. És o neto de Marco Aurélio”. Dom Pedro II, sim, era o cara.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s