Amizade

Tenho aprendido com meus clientes de serviços profissionais – advogados, arquitetos, engenheiros – que as principais relações que um negócio deve preservar são as dos sócios entre si.

Sempre pensei que o mais importante fosse o relacionamento com os clientes. E obviamente são. Contudo descobri que os laços que os sócios cultivam entre si em um negócio intensivo em conhecimento são mais potentes que em uma empresa convencional.

Muito distante da “sociedade anônima” da era industrial, as sociedades profissionais vinculam as pessoas quase como uma confraria. A saúde desse colegiado define a saúde geral do negócio. Mais do que coleguismo e respeito, hoje sei que é a amizade que define as sociedade fortes e vencedoras.

Quando os sócios estão próximos e a amizade é veraz, tudo se resolve. Se há necessidade de desenvolver novos clientes, isso será feito. Se é preciso estruturar a equipe e organizar melhor a casa, isso será feito. Se o problema é renovar os serviços e planejar uma estratégia diferente para os próximos anos, isso será feito. Entretanto, quando este núcleo tem fragilidades, tudo fica difícil e, por vezes, constrangedor.

Como consultor tenho ajudado muitos escritórios a solucionar problemas de marketing, de gestão interna, de formação de lideranças, de estrutura organizacional, de revisão da identidade do negócio, de planejamento de crescimento entre tantos outros temas que “dão nome” ao projeto. Mas, nas entrelinhas, acabo sempre trabalhando para ajudar o cliente a fortalecer os laços que os sócios têm entre si e a gerar/aprimorar o colegiado dos líderes que conduzem o negócio.

—-

Como está a relação entre você e os seus sócios? Saiba que essa é a sua principal base de sustentação e de desenvolvimento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s