O que você quer ser quando crescer?

O crescimento natural nunca se limita a um simples aumento de tamanho, sem mais mudanças. Um adulto não é simplesmente uma criança maior. Crescer de verdade implica em um desenvolvimento mais complexo.

Os escritórios de serviços profissionais muitas vezes são vítimas do paradigma industrial que prevê, na sua maioria, um incremento gradual de faturamento, vendas, estrutura. Quase toda organização industrial tem no seu plano estratégico indicadores de tamanho. Direta ou indiretamente, os empresários buscam uma operação cada vez maior, visando ganhos de escala.

Talvez o volume seja uma referência útil para alguns negócios, em algumas etapas de suas vidas. Mas, especialmente no caso dos serviços intensivos em conhecimento, a estratégia depende muito mais de fatores qualitativos do que quantitativos. Vence no mercado aquele escritório que tem os melhores profissionais, não o que tem a maior quantidade deles.

Uma criança quando se imagina adulta, com sua lúdica fantasia, se vê como bombeiro, policial, médico, professor… ou seja, imagina-se realizando coisas que, como criança, não poderia realizar. Suas brincadeiras são ensaio de profissão. Para ela, ser criança não se restringe a ter menor altura que seus pais. Crescer representa uma oportunidade de entrar num mundo novo, de participar de assuntos que antes não podia participar. Crescimento é, portanto, poder realizar mais do próprio potencial.

A maturidade profissional abre novos caminhos para o indivíduo. A maturidade do negócio possibilita novas oportunidades para o escritório. Tratam-se de mudanças mais substanciais que formais. A estrutura também deve acompanhar o novo conteúdo, entretanto ela o segue, servindo-o como elemento de apoio, não como essência.

Você tem uma estratégia de crescimento? Se sim, avalie o quanto ela está vinculada a modelos mentais ultrapassados ou, ao menos, inapropriados para o seu negócio. Um plano de crescimento consciente descreve como vamos desenvolver nossa capacidade e daí conseguir lidar com assuntos, problemas e projetos que antes não éramos capazes de lidar, atendendo melhor os clientes (e clientes melhores).  A estrutura deve acompanhar a estratégia, não o contrário.

—-

O que você quer ser quando crescer? Espero que não seja o mesmo que hoje, só que maior. Crescimento é transformação total e os seus efeitos são de maior liberdade, mais sabedoria e constante realização.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s