Níveis de estratégia

Depois de ler quinhentos livros de estratégia (o número é simbólico, talvez eu tenha lido mais do que isso) passando pelos nomes famosos do universo empresarial e militar, de Alfred Chandler a Clausewitz, consigo discernir e deixar de lado o que não serve mais do que peso nas prateleiras. De original mesmo, há pouca coisa.

Um dos autores que merece ser estudado, embora tenha publicado apenas um livro, é o indiano Ketan Patel. Em The Master Strategist ele trata o tema com uma profundidade pouco comum. Com mentalidade oriental, com perceptível influência do hinduísmo, e com experiência ocidental, tendo fundado o strategic group do Goldman Sachs, acumula filosofia e finanças num currículo que desemboca em uma empresa de consultoria que hoje assessora negócios e governos da região do pacífico.

O autor oferece uma perspectiva densa sobre como solucionar os problemas das organizações e da sociedade questionando paradigmas e resgatando, ao meu ver, ensinamentos atemporais dos grandes sábios do passado. Entre outras coisas, avalia os diferentes níveis de estratégia e de estrategista. Esses diferentes graus são proporcionais ao que ele denomina de “maturidade” e que eu entendo como “consciência”.

Não adianta dispor de métodos sofisticados se há carência do essencial, isto é, de estrategistas. Assim, o importante é desenvolver-se para atingir níveis superiores de entendimento e de atuação, e não se satisfazer com técnicas que, no máximo, servem como úteis ferramentas na mão de quem sabe o que fazer com elas. Temos de confiar mais na inteligência humana do que em seus produtos. Do contrário, você se limita aos artefatos e não se torna jamais um artífice.

Uma amostra dos níveis que Patel menciona:

  • Três níveis de estrategista: básico, mestre e iluminado (sábio).
  • Quatro níveis de liderança: mestre e noviços; mestre e aprendizes; grupo de mestres; estrategista iluminado.
  • Cinco níveis de estratégia: competição; perturbação; dominação; inclusão; aspiração (um Ideal ou Causa Superior).

Vale à pena desenvolver cada um destes temas. Pretendo fazer isso nos próximos textos, acompanhe.

—-

Humildade também é fundamental, certo? Uma vez que se pense completo (maduro) o suficiente para prescindir da ajuda de outros profissionais você cai em uma de duas circunstâncias. Ou será um gênio acima da média ou será um ridículo a mais. A arrogância retarda, a modéstia eleva – assim ensina o I Ching. Só dois tipos de pessoas não buscam aprender e crescer, os que já são sábios e os que se acham sábios. No meio dessa escala há muitos níveis…

O livro de Patel tem tradução e publicação em português. Segue link da Amazon: https://www.amazon.com/Mestre-Da-Estrat%C3%A9gia-Portuguese-Brasil/dp/8576841223/ref=sr_1_2?s=books&ie=UTF8&qid=1499443640&sr=1-2&keywords=o+mestre+da+estrategia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s