Poesia e estratégia

O golpe de vista do estrategista é como um lampejo, uma visão imediata e total da situação, capaz de lhe dar a perspectiva geral das coisas. É intuitivo, mais rápido que o pensamento. É como a inspiração do poeta, talvez.

Trabalhando com sócios de escritórios de serviços profissionais, observo sempre como esses líderes são capazes de ir além do raciocínio comum. Não se limitam à análise dos fatos. Sabem dar margem para uma visão mais abrangente e mais profunda, que simplesmente não se explica com o vernáculo da lógica. Justo por isso, fazemos uso de analogias.

Comparamos o negócio com um ser vivo que tem seus ciclos e tentamos entender em que momento se encontra; comparamos a empresa com uma pessoa (Se minha empresa falasse…) e tentamos escutar o que ela tem a dizer; comparamos os profissionais com estrelas e tentamos arranjar uma constelação. Toda essa poética não é só poética. É linguagem necessária para dar voz a um outro nível de conhecimento que não pode ser tratado pelo pensamento corrente.

Sempre buscamos dar sentido às coisas, mas, às vezes, este sentido só pode ser apreendido mediante certas imagens simbólicas. Analisando os fatos com dados e números pode-se chegar a algumas conclusões, é verdade. Porém, no seu conjunto, parece que as organizações não têm sentido somente através dos números.

Os bons estrategistas incluem o imaginário nas suas avaliações e decisões e tratam-no como um aliado que pode ajudar a perceber o fluxo dos acontecimentos, mais do que os acontecimentos em si. A chamada visão sistêmica depende de uma mentalidade integral, não discreta. Ver o todo é vantagem competitiva, mas para isso há que sair dos limites do raciocínio linear.

Só a arte concilia os paradoxos. E nos negócios há muitos.

—-

É como poesia e prosa. A última descreve o que aconteceu de fato, mas é a primeira que dá sentido às coisas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s