Coup d’oeil

Leonardo da Vinci não tinha preconceitos, transitou na ciência e na arte com desprendimento. Nós, estrategistas de negócios, tampouco devemos nos intimidar com essa dualidade, já que estratégia é simultaneamente ciência e arte.

Como ciência é analítica, fazendo uso de dados e informações que se racionalizam para compreender os acontecimentos; ordenar fatos e inferir relações de causa e efeito é o que se pretende. Como arte é intuitiva, lançando mão de imagens que se combinam buscando dar sentido às situações; ver o que os outros não viram é o propósito. A força da estratégia nasce da união de ambas.

Os grandes estrategistas da história tinham um quê de surpreendente e de inusitado. Não é porque fossem irracionais, mas porque não se limitavam à razão. Napoleão conhecia muito da ciência militar (aliás, amava as ciências em geral), mas tinha ademais disso o coup d’oeil que lhe permitia estar sempre à frente do adversário.

A inteligência estratégica provém de ambas as faculdades, raciocínio e intuição. Cultivar a capacidade integral da consciência não é comum nos atuais centros de estudo, daí que devemos buscar isso mais além dos conhecimentos técnicos e universitários.

A ciência oferece uma perspectiva mais extrínseca da estratégia. Com ela os analistas e consultores podem, desde fora, avaliar se o negócio está bem posicionado, com um consistente plano de crescimento. Já a arte confere uma perspectiva intrínseca, isto é, como a estratégia aparece para o próprio estrategista. É o que permite aos líderes saberem se estão sendo estratégicos em suas decisões. Ambas se complementam, sobretudo quando sócios e consultores atuam juntos para desenvolver o negócio. Aqui também a força vem da união.

—-

Tanto Da Vinci quanto Napoleão compartilhavam a vantagem do gênio que vê o que ainda não foi visto – ou vê antes que os outros vejam. Leonardo teve ajuda de Verrochio, Napoleão de Joseph. E você, com quem pode contar para ver as coisas?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s