A liberdade do profissional

Talvez, em português, o que melhor designe o que os norteamericanos denominam de professional seja “profissional liberal”. O termo se refere claramente à liberdade de exercer a profissão, eventualmente como autônomo, ou como sócio de um escritório, ou associado, ou mesmo como empregado de uma empresa. Será sempre “liberal” independente do tipo de vínculo que tenha. Em teoria…

Na prática muitos profissionais escravizam-se. Às vezes, ficam presos numa empresa em que não gostariam de estar trabalhando. Podem também tentar a carreira solo por falta de opção, sem muitas chances de sucesso. Ou então assumem sociedade com outros sócios que não representam os mesmos valores que ele. O resultado só pode ser frustração e incômodo. (Ganhar dinheiro também fica difícil assim).

Quem sabe a liberdade esteja em algo que enfatizo já há algum tempo: os profissionais precisam realizar um estilo de vida. Essa é nossa principal necessidade. Daí decorrem atributos secundários, diferentes para cada pessoa, de acordo aos seus gostos e interesses particulares. Mas a essência da inspiração profissional está em poder expressar constantemente – e cada vez mais – o próprio conhecimento, a própria criatividade.

Estilo não é estereótipo. Portanto, para realizar-se, antes, é preciso conhecer-se. É da identidade profissional que vai surgir os êxitos mais verdadeiros. Quando não nos identificamos com o negócio, não temos motivação. Pois nenhum profissional de verdade vai querer vincular seu nome a qualquer coisa. Queremos assinar projetos e contratos que reflitam nossos princípios e ideias. Isso é liberdade.

—-

Que tal ser assim não só em teoria, mas na prática também? Para isso, você deve buscar realizar o seu estilo de vida, com toda autenticidade e liberdade possível. Seja você mesmo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s