Dia Internacional do Jazz

Para os amantes do Jazz, dia santo.

Eu descobri o jazz depois de uma tardia educação musical (créditos à minha esposa). Passando por gêneros como a música erudita (meu preferido é Bach), rock (Rolling Stones), MPB (Caetano), Bossa Nova (Vinícius e Tom) e Soul (Marvin Gaye e Amy), entre outras coisas que escuto toda semana. Mas o jazz cativou-me por definitivo.

Fui conhecendo um mundo análogo ao dos livros. Cada música é uma novel, conta uma história. Acontece que devido à uma das principais características do jazz, o improviso, essa história é sempre contada diferente. É como assistir a uma conferência – mesmo que o tema seja já conhecido, o palestrante dá seu colorido pessoal. Cada interpretação vale sua singularidade.

Estivemos numa noite em Londres no Ronnie Scott, um dos mais antigos pubs da cidade, fundado em 1959. Lembro que dos primeiros a chegar fomos os últimos a sair, indo embora junto com os músicos; fechamos o bar. Havia músicos da França, da Itália, dos EUA, da Inglaterra, do Brasil (uma moça que cantou Garota de Ipanema). Minha esposa e eu fomos testemunha direta da tão famosa jam session que ocorre no final da noite. Foi um dos dias mais românticos do casal: nós vivemos em seis horas uma outra dimensão. Alegria total e apreciação estética de sons que simbolizaram toda nossa vida, ao menos naquele momento.

Cada um que me lê pode ter suas íntimas recordações com trilha sonora de Louis Armstrong, Duke Ellington, Dizzie Gillespie, Thelonious Monk, Charles Mingus, Herbie Hancock ou outro. Quem trabalha escutando jazz aguça sua criatividade. Quem fuma charuto e reflete sobre a vida com som no fundo ganha clareza. Quem tem a companhia dos instrumentos na estrada, dirigindo o carro, pacifica sua ansiedade de chegar ao destino. Jazz funciona!

Neste dia “religioso” para muitos, 30 de abril, proliferam as orações a Miles, Coltrane e outros… Viva o jazz.

—-

Confira mais em http://www.jazzday.com.

E lembre-se: boa música é melhor que música ruim.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s