Os 7 Is (para Profissionais Autônomos)

Perguntaram-me como adaptar o Modelo dos 7 Is dos serviços profissionais para o caso de uma prática solo, um profissional autônomo (freelancer). Mais fácil do que alguns imaginam… veja só:

O Contexto não muda em absoluto. Continua valendo a preponderância dos ativos Intangíveis, a forte Interação com os clientes se mantém, bem como a Inseparabilidade da pessoa que presta o serviço.

O Conteúdo adaptamos. Passamos a considerar a Identidade para o caso individual e a denominamos de Assinatura Profissional. O Impacto passar a ser chamado de Marca Pessoal e a Inspiração transformamos em Conteúdo Técnico. 

A Coordenação continua dependendo de Inteligência estratégica, mas chamamos simplesmente de Liderança, no sentido da liderança em ideias (thought leadership).

Como fazer na prática? Começamos elaborando a sua Assinatura (diferenciais, posicionamento, proposta de valor…) para tangibilizar o intangível. Daí passamos à Marca (cliente ideal, mercados-alvo, táticas de marketing…) para potencializar a interação com os clientes. E finalizamos com o Conteúdo (competências, aprendizagem, carreira…) para a criar mais inspiração.

Normalmente os principais desafios estão no refinamento da comunicação do profissional com o mercado – clientes, potenciais clientes, parceiros etc.

Desenvolver o prestígio dos profissionais de um escritório ou planejar o marketing de uma carreira solo não é muito diferente. Na realidade, utilizamos um mesmo programa de trabalho que visa tornar o já expert anônimo em um “Especialista Reconhecido“. O propósito é ganhar força no mercado mediante uma potente marca pessoal. O resultado é mais (e melhores) clientes, mais lucratividade nos contratos e um diferencial consistente e sustentável.

Quem tiver interesse no programa, entre em contato conosco pelo email contato@grandigaray.com. Para clientes de Porto Alegre e Caxias do Sul o atendimento é presencial. Para outras cidades atendemos por skype.

—-

Intangível, Interativo, Inseparável. Assinatura, Marca e Conteúdo. Liderança.

Mas aí o modelo não soma mais 7 “Is”? Não tem importância. É prático e funciona.

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s