Perguntaram-me como adaptar o Modelo dos 7 Is dos serviços profissionais para o caso de uma prática solo, um profissional autônomo (freelancer). Mais fácil do que alguns imaginam… veja só:
O Contexto não muda em absoluto. Continua valendo a preponderância dos ativos Intangíveis, a forte Interação com os clientes se mantém, bem como a Inseparabilidade da pessoa que presta o serviço.
O Conteúdo adaptamos. Passamos a considerar a Identidade para o caso individual e a denominamos de Assinatura Profissional. O Impacto passar a ser chamado de Marca Pessoal e a Inspiração transformamos em Conteúdo Técnico.
A Coordenação continua dependendo de Inteligência estratégica, mas chamamos simplesmente de Liderança, no sentido da liderança em ideias (thought leadership).
Como fazer na prática? Começamos elaborando a sua Assinatura (diferenciais, posicionamento, proposta de valor…) para tangibilizar o intangível. Daí passamos à Marca (cliente ideal, mercados-alvo, táticas de marketing…) para potencializar a interação com os clientes. E finalizamos com o Conteúdo (competências, aprendizagem, carreira…) para a criar mais inspiração.
Normalmente os principais desafios estão no refinamento da comunicação do profissional com o mercado – clientes, potenciais clientes, parceiros etc.
Desenvolver o prestígio dos profissionais de um escritório ou planejar o marketing de uma carreira solo não é muito diferente. Na realidade, utilizamos um mesmo programa de trabalho que visa tornar o já expert anônimo em um “Especialista Reconhecido“. O propósito é ganhar força no mercado mediante uma potente marca pessoal. O resultado é mais (e melhores) clientes, mais lucratividade nos contratos e um diferencial consistente e sustentável.
Quem tiver interesse no programa, entre em contato conosco pelo email contato@grandigaray.com. Para clientes de Porto Alegre e Caxias do Sul o atendimento é presencial. Para outras cidades atendemos por skype.
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Intangível, Interativo, Inseparável. Assinatura, Marca e Conteúdo. Liderança.
Mas aí o modelo não soma mais 7 “Is”? Não tem importância. É prático e funciona.
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