Gestão de empresas de engenharia: capricho

Saímos da faculdade depois de caprichar nas provas de cálculo e equações diferenciais. Chegamos no mercado depois de caprichar nas experiências de estágio. Montamos o nosso negócio depois de caprichar como empregado – ou saímos direto para ter o próprio escritório. Em algum momento, enfim, atuamos como profissional liberal ou viramos empresários. Que importa? No final das contas, a gestão do escritório é só um mal necessário, certo?

O desleixo com a estratégia e o gerenciamento nas empresas de engenharia pode advir de muitas causas. Algumas traumáticas, outras curiosas; algumas ridículas, outras por mera ignorância. Todas, entretanto, capazes de gerar maus efeitos como: marketing fraco, serviços pouco inovadores, ambiente de trabalho sem graça, baixo valor agregado para os clientes.

É feio não cuidar do próprio negócio. É mais feio o velho modelo baseado apenas em “experiência de campo e relacionamento (?!?) político”. É mais feio ainda deixar passar a oportunidade de desenvolver novas marcas para a engenharia brasileira. Que os novos empreendedores ocupem este espaço e, pouco a pouco, desenvolvam organizações em cujo ambiente se perceba nitidamente o interesse e a capacidade de competir como verdadeiros profissionais.

Que bonito seria ver ambientes intensivos em conhecimento, criativos, dinâmicos e inovadores. Seja sócio ou associado, um engenheiro nesse contexto seria mais produtivo, não? E mais feliz, certamente.

A empresa de engenharia pode ser uma bela organização. Eficiente, lucrativa, atrativa para os jovens talentos que, ao que parece, não sonham mais em trabalhar nas grandes construtoras. Por que será? Ora, quem gosta de coisa feia…

—-

Trocar o “desleixo” pelo “capricho” pode significar a criação de uma nova marca para a engenharia nacional. E, quem sabe, os arquitetos descubram que os engenheiros também têm noção estética.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s