Escritório não é fábrica: ciclos

Embora possa haver sazonalidade nas indústrias, nos escritórios de serviços profissionais a mudança é a regra. Assim, enquanto o gestor industrial busca invariabilidade no processo produtivo, os sócios e demais líderes dos escritórios realizam trabalhos quase sem padrão entre si; o profissional do conhecimento, na realidade, nem gosta de rotina.

Se nosso valor agregado está em entregar soluções personalizadas para nossos clientes, nunca veremos a normatização dos serviços. Pois que cada cliente e cada caso é um mundo em si, não podemos, nem queremos, enquadrar as coisas dentro de um método rígido.

Tudo muda e a única padronagem que se pode perceber é de que há ciclos de mudança. Como as estações do ano se sucedem, os contratos tem seu início-primavera, meio-verão e fim-outono, para dar lugar à reflexão e ao aprendizado-inverno, que servem de input para novos trabalhos. Como a respiração, em cada projeto há o momento de inspirar-entender o problema, internalizar-encontrar soluções, expirar-recomendar e ajudar o cliente a aplicar, reter-avaliar se os resultados são satisfatórios e então despedir-se para um novo trabalho.

Também há uma periodicidade no mercado, pois além dos momentos de crescimento e recessão econômica do país, há momentos microeconômicos de certos setores e clientes que se expressam em contratos grandes que às vezes conquistamos. Subitamente, esses clientes geram um movimento interno no escritório que pode até ser perigoso – há que gerir bem essas situações!

Tudo muda o tempo todo. Dentro do escritório, com os profissionais, e fora no mercado, com os clientes. É mais do que dinâmica a vida em nosso contexto. É intensa.

—-

Panta rei, diria Heráclito.  Sim, tudo muda, especialmente nos serviços intensivos em conhecimento. Afinal, escritório não é fábrica.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s