It’s not personal, it’s only business…

It’s not personal, it’s only business. Memorável frase do mafioso chefão de Mario Puzzo que não corresponde aos negócios profissionais. Na realidade as coisas sempre são muito pessoais. As emoções raramente estão do lado de fora da sala de reunião. E muito embora alguns livros orientem a separar o emocional do racional, quem consegue fazer isso?
Aliás, os negócios normalmente nascem do entusiasmo (mais do que do cálculo), da vontade (mais do que da razão), de coragem (mais do que de prudência).  Que empreendimento poderia nascer sem motivação?

E os negócios normalmente dão certo quando superamos o medo (mais do que o concorrente), a preguiça (mais do que a economia) e a frustração (mais do que a crise). Insistir, continuar, perseverar exige muita inteligência emocional, para utilizar um termo da moda dos anos 90.

É claro que o ser humano tem todas essas forças ao mesmo tempo. Somos multifacéticos e ricos em predicados. A experiência mostra, entretanto, que os sentimentos são poderosíssimos mesmo.

O mundo business pode não ter o mesmo glamour que outrora representava. O meio corporativo tem se modificado. Mas isso implica em menos emoção? Talvez seja até o contrário… As coisas se movem tão rapidamente hoje que a tal inteligência emocional é ainda mais importante que na década de 90.
Quando nos relacionamos com as pessoas, por mais comerciais que possam parecer as conversas, sempre há o elemento pessoal em jogo: somos seres humanos! Gostamos de fazer negócios com quem gostamos. Gostamos de trabalhar com quem gostamos. Gostamos de atender clientes que mais gostamos. Daí vem boa parte das nossas motivações. Para além da remuneração, queremos também boa companhia, não?

O problema sério é quando surge apatia, indiferença e desmotivação. Nestes casos, nem prozac salva o negócio.
—-

A propósito: você é uma boa companhia para trabalhar? É um bom parceiro para a mesa de negociação?

Yes, it’s business. And it is personal, very personal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s