Gestão de escritórios de arquitetura: time

Eu sei que alguns arquitetos são estrelas brilhando solo no seu mercado. Mas quando se trata de estratégia de crescimento, o escritório terá de pensar num time de estrelas.

O que observo é uma grande dificuldade em dedicar tempo, energia e dedicação à formação e ao desenvolvimento da equipe. Os sócios deveriam se ocupar disso e fazer dessa atividade uma questão estratégica e crítica. Assim como o cliente garante novos projetos, o profissional garante novos clientes. Se quisermos ter mais e melhores clientes, precisamos de mais e melhores profissionais. É o que denomino crescer com as duas pernas.

Outra dificuldade que também percebo com os arquitetos é limitar o espectro. Investe-se em certos cursos de extensão ou pós-graduação, mas isso raramente gera inspiração na equipe ou real impacto para o cliente. Desenvolver os arquitetos do seu escritório requer muito mais do que ir ou levá-los para uma sala de aula.

Uma dica é ser “bem arquiteto”. Integrar elementos diferentes para produzir o resultado único. São diferentes materiais (naturezas humanas), tendências estéticas (traço criativo), necessidades funcionais (conhecimento técnico), exposição ao tempo (experiências pessoais), orientação solar (interesses) etc.Harmonizar, complementar, sintetizar. É preciso criar um plano completo, não superficial.

Você, sócio, pergunte-se como se tornou o arquiteto que é (ou que gostaria de ser, caso seja ainda jovem!). Daí pense o modelo de desenvolvimento para os arquitetos associados do escritório. Seja criativo, amplo, especializado e inovador. Tudo isso ao mesmo tempo.

Liderando a sua equipe com essa concepção pode ser até que descubra outra maneira de ser uma estrela no mercado. Não somente como arquiteto, mas também como líder.

—-

Dedique-se no projeto de desenvolvimento do seu time como se fosse um especial projeto de arquitetura. Você vai ver que não é tão diferente assim.

E lembre: o time se torna uma constelação quando cada um encontra seu lugar para brilhar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s