Nunca foi tão difícil liderar

Assistindo ao seriado The Designated Survivor lembrei dos recentes estudos sobre os seguidores. Sim, dentro das pesquisas de liderança, o tema dos seguidores é o atual estado da arte.

Sabe-se hoje que não basta termos um bom líder. Se o grupo que se tem à disposição é imaturo – com os defeitos que se possa imaginar – fica muito difícil fazer um bom trabalho. Além do mais, muitas vezes o próprio líder nem consegue expressar suas qualidades, pois quem pode mostrar suas virtudes quando os que o acompanham só têm interesse em si mesmo?

Quando se tem, ao contrário, uma equipe responsável, com integrantes dedicados e comprometidos, a tarefa de liderar é facilitada. Nestes casos, os líderes naturalmente ganham apoio e, eventualmente, se permitirão mais criatividade e ousadia.

Hoje é bem comum encontrar grupos hostis e adversos ao líder. As pesquisas apontam as redes sociais, a tecnologia, a hiperdemocracia, a corrupção, entre outras causas para essa situação.  Não interessa a causa, todos perdemos com isso. A boa liderança é fundamental para uma convivência harmônica e não depende só do líder.

É que o líder tem de ser tão bom que supere todas as limitações! Isso seria o ideal, mas quantos assim existem? E será que chegam a se expressar no mundo de hoje? Pode ser que ou não encontrem contexto para isso, ou mesmo que percam o interesse de se dedicar à causa, optando por outro empreendimento.

A liderança é um fenômeno social que depende de líderes e liderados. Hoje em dia, as pessoas parecem temer toda e qualquer autoridade. Disso advém muitos dos problemas enfrentados nas organizações de todo tipo, públicas ou privadas. Todos receiam a tirania, e muitos acabam por tiranizar o grupo com essa rebeldia.

Pode não ser muito romântico afirmar essas coisas, mas a experiência tem mostrado: nunca foi tão difícil liderar.

—-

Culpar o líder é tão infantil quanto obedecê-lo cegamente. Atitude madura é opor-se ao tirano e apoiar o estadista. Se os seguidores de Hitler foram coniventes, os seguidores de Churchill foram valorosos. Que não temos estadistas hoje em dia? Eu concordo, mas não seria em parte responsabilidade de todos nós trabalhar por uma sociedade mais harmônica?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s