Gestão de escritórios de arquitetura: diferenciando-se

Como diferenciar-se da concorrência? Há muitos arquitetos no mercado e a busca por clientes pode ser bem difícil, especialmente para quem está começando. Portanto, é fundamental ter um diferencial. Mas como fazer isso?

A dificuldade normalmente está no fato de que os arquitetos hesitam em definir uma área de especialização ou um nicho de mercado. Sem um foco, fica muito difícil construir uma marca. Não há tempo ou energia suficiente para se comunicar com “todo mundo”. Além disso, quem tem recursos financeiros para fazer marketing em vários mercados-alvo?

Outra objeção comum é pensar que, ao definir um alvo muito específico, corre-se o risco de perder oportunidades. Mas a experiência mostra até o contrário! Quando mostramos que somos experts em um tema, naturalmente os clientes perguntam se não poderíamos ajudar em outras coisas também. Chama-se “efeito halo”.

Diferenciar-se da multidão depende de afirmar sua identidade. Quanto mais você expressa sua autenticidade, suas características únicas, seus modos e escolhas individuais, mas fácil fica de conquistar seu espaço. Para isso, claro, você terá de abrir mão de algumas coisas. Estratégia é muito mais decidir o que vamos eliminar do que com o que vamos ficar.

Há, sim, muitos arquitetos no mercado. Mas, veja: talvez, a única semelhança entre eles é que se sentem desvalorizados. Mas a valorização da profissão passa por valorizar-se a si mesmo. E a melhor maneira de fazer isso é definindo uma identidade clara para o seu escritório: com que tipo de clientes queremos trabalhar? Em que cidades ou regiões? Quais projetos queremos e quais não queremos? Vamos trabalhar para pessoas físicas ou jurídicas? E para quais tipos de empresas?

Dedique um tempo com seus sócios para trabalharem sobre essas questões. Não é perda de tempo, mas investimento. E dos mais seguros, com menos risco; e com retorno garantido.

Analogia: assim como você reconhece o traço de um determinado arquiteto num projeto – quando ele é bem marcante – o mercado vai reconhecer as idiossincrasias do seu escritório. Assim você se destaca.

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Adenda: o traço arquitetônico é reconhecido entre arquitetos. A marca do escritório é reconhecida entre os clientes.

 

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