O tempo dos sócios

Uma das dificuldades mais comuns que encontro em escritórios de serviços profissionais é a gestão do tempo dos sócios. Especificamente os sócios.
A primeira premissa a considerar para lidar com o problema é de que há uma transição significativa do ex-associado para a nova condição. Não se trata apenas de mudar o modelo de remuneração. Há muito mais mudança do que se imagina e, logicamente, o tempo vai seguir esse rastro.
A segunda premissa é de que a gestão do tempo é muitas vezes vista só da perspectiva individual. Mas o tempo dos profissionais é muitas vezes compartilhado (quando não concorrido) entre eles próprios e com os clientes.
Assim, pense em como o encontro dessas duas considerações pode provocar uma complexa situação, gerando ansiedade. Dicas:
Entenda que você não é mais um associado. E, por favor, entenda o que significa ser um sócio, integralmente. Agora você terá responsabilidades institucionais. Terá de participar de reuniões com os demais sócios para debater assuntos estratégicos. Isso consume muito tempo. Terá de representar o negócio em eventos. Talvez tenha até de receber pessoas no escritório e “fazer sala”.
Vai precisar, provavelmente, desenvolver negócios, conquistar novos contratos. Talvez tenha de gerir toda uma carteira de clientes e se ocupar dos números que ela implica (sim, finanças!). Vai gastar tempo com essas coisas.
Também é muito provável que tenha de desenvolver jovens talentos. Liderar e coordenar equipes de trabalho visando, sobretudo, qualificar o quadro geral do escritório. Você vai virar meio professor, sim. E isso toma tempo.
Quando acontecem mudanças na nossa vida, o tempo segue essas mudanças. Precisamos entender o sentido delas. E então entenderemos como lidar com o tempo.
—-
A causa da dificuldade em gerir bem o tempo dos sócios na maioria das vezes é a falta de noção do que significa ser sócio. Invista um tempo pensando nisso. Pode ser útil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s