Estratégia para serviços profissionais

Os serviços profissionais – aqueles de alto valor agregado e intensivos em conhecimento – pedem uma adaptação para o uso dos conceitos e técnicas gerenciais convencionais. É preciso “pensar fora da caixa” da indústria de transformação, das fábricas e das máquinas; e pensar “dentro da caixa” de um novo contexto, onde a criatividade, o insight, a especialização, a experiência, entre outras coisas, são muito mais relevantes.
Para quem quer começar o seu negócio com estratégia: profissionais liberais, autônomos, freelancers, formandos ou recém chegados ao mercado de trabalho com um cartão de visitas na mão e um escritório (home office, claro). Para quem tem já um escritório consolidado, com uma certa carteira de clientes, com um faturamento crescente e com algum reconhecimento no mercado. Para quem já divide, com outros sócios, uma estrutura maior, com equipe de profissionais e larga experiência, com invejável carteira de clientes e com alto prestígio e recebendo constantes indicações.
Para todos vocês, a dica é a mesma. Considerar que há uma necessidade de trabalhar sobre 3 elementos fundamentais, os 3 Is: Intangibilidade, Interatividade e Inseparabilidade.
– Como nosso negócio lida com ativos intangíveis, precisamos tangibilizar isso numa clara mensagem para nossos clientes e para nós mesmos, isto é, definir a IDENTIDADE – quem você é, o que oferece, quais seus diferenciais, como seu conhecimento proporciona valor, qual o seu cliente ideal, quais são os segmentos em que deve atuar, etc.
– Como nossos serviços dependem sempre da interação com o cliente, precisamos educar e desenvolver um relacionamento de confiança para garantir IMPACTO – viabilizar ganhos e benefícios evidentes para gerar novos cases e conseguir indicações para mais clientes.
– Como nosso conhecimento é altamente especializado e inseparável das pessoas, para criar uma equipe de profissionais fiel precisamos de INSPIRAÇÃO – fazer com que aqueles que trabalham conosco, sócios ou associados, seniores ou trainees, estejam alinhados e falem a mesma língua, motivados por realizar o sonho do escritório (muito mais que ganhar dinheiro, deixar uma marca!).
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Os serviços profissionais no Brasil estão muito aquém do grau de maturidade de outros países, como EUA, Canadá e Europa em geral. Temos de mudar isso com estratégia.
Você,  jovem de 18 anos (ou muito mais…), Advogado, Arquiteto, Consultor, Engenheiro, Contador, Tecnólogo, Publicitário, Designer, Economista, Profissional de Software, una-se a esta causa. O Brasil precisa de você.

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