Inteligência em negócios de conhecimento

Os negócios intensivos em conhecimento são, paradoxalmente, carentes de inteligência quanto à estratégia e gestão. Os escritórios de serviços profissionais normalmente têm tudo de conhecimento técnico, mas quase nada de conhecimento gerencial. Como suprir essa carência?
O modelo que utilizamos na GrandiGaray considera o contexto desses negócios como Intangível, Interativo eInseparável, isto é: trabalhamos com coisas abstratas, em constante comunicação com o cliente e totalmente ligadas às pessoas que prestam o serviço. Deste modo, é fundamental orientar o escritório a partir desses três elementos, dando-lhes conteúdo adequado. Vejamos.
1- Há que tangibilizar o conhecimento na forma de uma Identidade clara para o negócio; definir um discurso claro (e consistente) capaz de descrever o que fazemos, porque, como etc.
2- Devemos educar o cliente desde o princípio, que não começa com o início do contrato, mas ainda no marketing e exposição da marca, durante as primeiras conversas e negociações; com isso garantimos maiorImpacto.
3- Precisamos também desenvolver a equipe como principal fator competitivo; já que o conhecimento é inseparável das pessoas, dar-lhes Inspiração é impulsionar o conhecimento e fortalecê-las é fortalecer o negócio.
A Inteligência estratégica que coordena um escritório de serviços profissionais é um potencial que todo sócio tem. Do contrário, não seria um profissional do conhecimento. Acontece que, por histórico, o paradigma usado ainda é o industrial, quando esses negócios são de outra “lente”.
Ver com esta nova lente é ver o invisível. Faça isso antes dos seus concorrentes e já estará em vantagem. Além disso, seus clientes e sua equipe vão agradecer. E você mesmo vai se sentir mais à vontade, conduzindo um negócio de conhecimento com inteligência. Sem mais paradoxos.
—-
Em tempo: também é inteligente contratar um consultor para ajudar nisso tudo 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s