Vetorial ou escalar?

Liderar implica em influenciar um grupo de pessoas a partir de uma dada autoridade, a fonte de poder do líder. Quanto maior seu poder de influência, maior a intensidade da liderança.
Mas a boa liderança não pode ser medida como a temperatura, o tempo ou a massa. É mais como a velocidade, a força e a aceleração. Além de um número, precisamos de uma direção e um sentido para descrevê-la. É preciso verificar o vetor, para onde ele aponta.
E há diferentes tipos de vetores, em verdade. Para facilitar a reflexão, podemos distingui-los em dois grande grupos: externo e internos.
Os vetores externos tratam de como o líder coordena sua equipe em relação ao negócio, a organização e o mercado. Trata-se aqui daquelas atividades gerenciais típicas: delegar tarefas, monitorar e controlar o trabalho, negociar, acompanhar prazos e metas, conduzir reuniões etc.
Já os vetores internos são menos perceptíveis. Consitem em atividades igualmente fundamentais, mas tratam da relação das pessoas com elas mesmas: orientar e dar feedback, ensinar tarefas, motivar as pessoas, ajudar a encontrar um sentido naquilo que estão fazendo, gerar um ambiente agradável, tornar o dia-a-dia produtivo e estimulante.
Às vezes, a boa liderança não é a mais intensa, mas a que mais clareza tem. Ademais, se não se sabe para onde está indo, a intensidade pode até atrapalhar… Também seria bom verificar se há equilíbrio entre a atenção dedicada aos vetores externos e os internos. Afinal, destes vetores todos, surgirá uma resultante, cujo cálculo é produto (não soma, mas múltiplo) da combinação de todos eles.
—-
Para você que é líder, saiba que não basta ser intenso, há que saber para onde se está indo. Lembre-se, há pessoas que dependem disso. É sua responsabilidade.
Liderar é vetorial, não escalar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s