A equação da confiança

Imagine uma fórmula matemática para saber como estabelecer confiança com outras pessoas.
Lendo o excelente livro “The Trusted Advisor” de Maister e Green, vemos uma interessante proposta de como estruturar uma visão assim.
A equação seria: T = CRIS/SO,
ou
TRUST = (CREDIBILITY + RELIABILITY + INTIMACY) / SELF ORIENTATION
Vamos à explicação…
No inglês, “credibility” e “reliability” podem ser ambas traduzidas por credibilidade, mas há uma sutil e importante diferença. A primeira se refere mais à capacidade de mostrar conhecimento sobre algo, a segunda à uma capacidade de fazer as coisas. (Seria mais ou menos como as dimensões teórica e prática da credibilidade.) E “intimacy”, que é facilmente traduzido como intimidade, se refere à proximidade emocional com a outra pessoa.
Estes três primeiros elementos se somam, e à medida que crescem, favorecem a confiabilidade. Agora vejam, “self orientation”, ao contrário, deve ser a menor possível. Significa que quanto menos nos importamos com a gente mesmo, tanto melhor. Ou seja, quanto menos egoísmo, mais confiáveis somos. Quanto mais dedicamos atenção ao outro, mais ele confia em nós. Óbvio, não?
Os autores dizem ainda que a confiança depende de tempo. Assim, precisamos de paciência para mostrar credibilidade (com conhecimento e com fatos) e gerar intimidade com as pessoas. O que não precisa de tempo é a orientação altruísta. Isso pode ser já!

—-

Confiar (do latim, confiare), significa dar fiança. É doar e não pedir algo. Podemos ser o mais confiáveis que conseguirmos ser. Mas nunca podemos pedir confiança. Gostei da equação por que deixa isso evidente…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s